Condicionamento osmótico em sementes de limão ‘Volkameriano’ (Citrus volkameriana Tan. and Pasq.)
Palavras-chave:
Porta-enxerto, Envigoramento, Polietilenoglicol, PrimingResumo
As sementes quando submetidas ao condicionamento osmótico apresentam resultados desejáveis como uniformidade na germinação e redução do tempo entre a semeadura e a emergência no campo. Neste sentido, este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar o comportamento de sementes de limão ‘Volkameriano’ quando submetidas a tal tratamento. Para isto, foram testados os potenciais -0,6; -0,8; -1,0 e -1,2 MPa por 0, 4, 8 e 12 dias e avaliou-se o grau de umidade, germinação, índice de velocidade de germinação, respostas ao envelhecimento acelerado, emergência em campo e o índice de velocidade de emergência. A germinação foi afetada pelo condicionamento osmótico, assim como o índice de velocidade de germinação. Na emergência, os potenciais até -1,0 MPa mantêm a porcentagem de plântulas emergidas, sendo estes superiores à germinação em laboratório e índice de velocidade de emergência, aumentando com o tempo de condicionamento e reduzindo com o aumento do potencial osmótico.Downloads
Publicado
2014-09-27
Como Citar
Oliveira, A. dos S., Santos, M. da F., Ferreira, R. A., Blank, A. F., & Silva-Mann, R. (2014). Condicionamento osmótico em sementes de limão ‘Volkameriano’ (Citrus volkameriana Tan. and Pasq.). Scientia Plena, 10(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1777
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.