Altura e Diâmetro do milho cultivado em função de diferentes doses de fertilizantes fosfatados
Palavras-chave:
Zea mays, Adudos, Biometria, Fosfato natural.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes doses e fontes de fósforo na altura e diâmetro do caule das plantas de milho em condições de casa de vegetação. O ensaio foi constituído em um delineamento inteiramente casualizado e dispostos em um arranjo fatorial 4x4, sendo os fatores representados por 4 doses de fósforo (0, 100, 200 e 300 mg de P kg-1) e 4 fontes de fósforo (Fosfato Natural do Tocantins-FNT, Fosfato Natural Reativo-FNR, Fosfato Natural da Bahia-FNB e Superfosfato Triplo-SFT) com 4 repetições. Foi feito análises de variância para todas as variáveis em função das fontes, doses e interação entre doses e fontes. As menores alturas e diâmetro de caules foram identificados quando o milho foi fertilizado com fosfatos naturais. Esse resultado foi diferente do que ocorreu no tratamento em que se utilizou o superfosfato triplo, onde se constatou as maiores alturas e diâmetro de caules. Dentre as fontes naturais utilizadas, o FNB é o mais indicado para promover o crescimento do milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.