A Educação Profissional no Brasil: do tecnicismo à construção da cidadania
Palavras-chave:
Ensino Profissionalizante, Currículo, Formação Integral.Resumo
Atualmente, na medida em que há um intenso questionamento acerca do trabalho tecnicista e da educação “reprodutivista”, nota-se que a Educação Profissional vem ganhando novos contornos. O objetivo, agora, é preparar os estudantes para o mundo do trabalho, ou seja, os conhecimentos técnicos acerca da futura profissão devem construir-se conjuntamente com conteúdos e práticas mais humanísticas, que tenham por meta a formação integral do estudante e preparem-no para atuar criticamente na sociedade em que vive. Então, no presente artigo, apresentaremos um pequeno histórico da consolidação da Educação Profissional no Brasil, bem como as primeiras análises que o projeto de pesquisa Investigando a Educação Profissional realizou a respeito do perfil curricular dos estudantes que, hoje, buscam os cursos técnicos integrados no IFRS – Campus Rio Grande.Downloads
Publicado
2015-02-10
Como Citar
Tasso, R. D., Macedo, A. C. de O., Fagherazzi, O. J., & Pires, R. A. C. (2015). A Educação Profissional no Brasil: do tecnicismo à construção da cidadania. Scientia Plena, 11(2). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1747
Edição
Seção
3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.