A Educação Profissional no Brasil: do tecnicismo à construção da cidadania

Autores

  • Rossana Dutra Tasso IFRS - Rio Grande
  • Aline Cardoso de Oliveira Macedo IFRS - Rio Grande
  • Onorato Jonas Fagherazzi IFRS - Bento Gonçalves
  • Roni Anderson Capaverde Pires IFRS - Rio Grande

Palavras-chave:

Ensino Profissionalizante, Currículo, Formação Integral.

Resumo

Atualmente, na medida em que há um intenso questionamento acerca do trabalho tecnicista e da educação “reprodutivista”, nota-se que a Educação Profissional vem ganhando novos contornos. O objetivo, agora, é preparar os estudantes para o mundo do trabalho, ou seja, os conhecimentos técnicos acerca da futura profissão devem construir-se conjuntamente com conteúdos e práticas mais humanísticas, que tenham por meta a formação integral do estudante e preparem-no para atuar criticamente na sociedade em que vive. Então, no presente artigo, apresentaremos um pequeno histórico da consolidação da Educação Profissional no Brasil, bem como as primeiras análises que o projeto de pesquisa Investigando a Educação Profissional realizou a respeito do perfil curricular dos estudantes que, hoje, buscam os cursos técnicos integrados no IFRS – Campus Rio Grande.

Biografia do Autor

Rossana Dutra Tasso, IFRS - Rio Grande

Graduada em Letras Português / Espanhol - FURG

Mestre em Letras - UFRGS

Doutoranda em Educação em Ciências - FURG

Aline Cardoso de Oliveira Macedo, IFRS - Rio Grande

Graduada em Matemática - FURG

Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - FURG

Mestre em Engenharia Oceânica - FURG

Doutoranda em Educação em Ciências - FURG

Onorato Jonas Fagherazzi, IFRS - Bento Gonçalves

Graduação em Filosofia - PUCRS

Especialização em Educacão de Adultos - UFRGS

Mestrado em Filosofia - UFRGS

Doutorando em Educação e Ciências - FURG

Roni Anderson Capaverde Pires, IFRS - Rio Grande

Curso Técnico Integrado em Refrigeração e Climatização - IFRS campus Rio Grande

Downloads

Publicado

2015-02-10

Edição

Seção

3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica