Aquisição de dados meteorológicos através da plataforma Arduino: construção de baixo custo e análise de dados
Palavras-chave:
estação meteorológica, arduino, sistemas embarcadosResumo
A medição de variáveis meteorológicas é de suma importância, visto que diversas atividades humanas são direta e indiretamente afetadas por essas. Para suprir esta necessidade, criaram-se as estações meteorológicas. Estas foram aperfeiçoadas ao longo dos anos, culminando nas estações meteorológicas automáticas de alta precisão e amostragem, utilizadas atualmente. O problema inerente às estações meteorológicas automáticas convencionais é o seu alto custo, que desencoraja o uso destas em diversas aplicações. Com esta problemática em vista, este trabalho propõe criar um modelo de estação meteorológica automática simplificada de custos acessíveis. Para atingir este objetivo, trabalha-se com a plataforma Arduino. O Arduino é um microcontrolador criado para comunidade acadêmica, o que justifica sua filosofia open-source. Para utilizar o Arduino nesta aplicação, é necessário implementar a ele sensores que meçam variáveis meteorológicas. No momento a estação desenvolvida possui sensores de temperatura, umidade relativa do ar e luminosidade. Além dos sensores, a estação possui módulos de armazenamento de dados e de relógio em tempo real. Nesta etapa, o modelo de estação desenvolvido apresenta resultados favoráveis em termos de custo, pois foi desenvolvida com um custo de cerca de 4% do preço de mercado. Um experimento realizado em laboratório mostrou que os dados produzidos pela estação meteorológica usando Arduino são consistentes com os valores medidos com uma estação automática convencional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.