Proposta de Classificação de Uso do Solo para Avaliar Pressões (Método RAPPAM) em uma Unidade de Conservação no Sul do Brasil.

Autores

  • Renata Azevedo Xavier Universidade Federal de Santa Maria
  • Natália Peppes Gauer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Vinícius da Cruz Weiss Universidade Federal do Rio Grande
  • Olímpio Rafael Cardoso Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Unidade de Conservação, Sistemas de Informação Geográfica.

Resumo

A preservação de Unidades de Conservação (UC) proporciona benefícios ecológicos, paisagísticos e econômicos. Ao consolidar informações de áreas protegidas com softwares de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) é possível dimensionar de forma mais clara as atividades que oferecem riscos e pressões, possibilitando ações de manejo mais efetivas. Metodologias têm sido desenvolvidas para subsidiar a proteção e manutenção das Unidades de Conservação, dentre elas é possível citar a Metodologia para Avaliação Rápida e a Priorização do Manejo de Unidades de Conservação (RAPPAM). Uma das etapas da RAPPAM consiste na identificação de pressões e ameaças sofridas pelas Unidades de Conservação. A Estação Ecológica do Taim localizada na planície costeira do Rio Grande do Sul tem como atividades econômicas no seu entorno a rizicultura, a silvicultura e a pecuária. A proposta desta pesquisa é a utilização de SIGs para a identificação das atividades que causam impactos a UC, através do levantamento sobre o uso e ocupação do solo, colaborando para uma das etapas da Metodologia RAPPAM, que poderá ser utilizada futuramente como apoio na elaboração do plano de manejo da Estação Ecológica do Taim.

Biografia do Autor

Renata Azevedo Xavier, Universidade Federal de Santa Maria

Natália Peppes Gauer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Carlos Vinícius da Cruz Weiss, Universidade Federal do Rio Grande

Olímpio Rafael Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2015-02-10

Como Citar

Xavier, R. A., Gauer, N. P., Weiss, C. V. da C., & Cardoso, O. R. (2015). Proposta de Classificação de Uso do Solo para Avaliar Pressões (Método RAPPAM) em uma Unidade de Conservação no Sul do Brasil. Scientia Plena, 11(2). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1715

Edição

Seção

3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)