Propriedades tecnológicas da madeira de cedro gaúcho
Palavras-chave:
ultrassom, flexão estática, qualidade da madeira.Resumo
O presente estudo teve como objetivo caracterizar a madeira de cedro (Cedrela fissilis Vellozo) por meio de suas propriedades físicas e mecânicas e estimar a idade de segregação de seus lenhos juvenil e adulto com base na variação radial da massa específica aparente a 12% (ρ12%). Foram selecionadas ao acaso três árvores com aproximadamente de 100 anos de idade, no município de Canguçu, Rio Grande do Sul. Do material selecionado, foram confeccionados corpos de prova, a cada centímetro a partir da medula até a casca, com as dimensões de 1,0 x 1,0 x 20,0 (maior dimensão para direção longitudinal), os quais foram climatizados ao teor de umidade de equilíbrio de 12%. Foram avaliadas a ρ12%, a velocidade de propagação de ondas de ultrassom (Vsom), o módulo de elasticidade dinâmico segundo o método ultrassonoro (Ed) e as propriedades mecânicas pelo ensaio de flexão estática (Em e fm). Estimou-se que o início da formação do lenho adulto ocorreu entre 34 e 46 anos da vida dos vegetais e a partir dessa divisão de lenhos verificou-se que todas as propriedades do lenho adulto denotaram-se mais elevadas do que as do lenho juvenil, exceto o fm, em que foi constada igualdade estatística nessa comparação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.