Acúmulo de matéria seca e rendimento de óleo da planta Otacanthus azureus em função da luminosidade e adubação nitrogenada .
Palavras-chave:
erva-copaíba, óleos essenciais, fatores de influênciaResumo
Os óleos essenciais constituem um dos mais importantes grupos de matérias primas para várias indústrias, principalmente as de perfumaria, alimentos e farmacêutica. Otacanthus azureus é um arbusto aromático conhecido popularmente como erva-copaíba, é uma espécie pouco estudada e de grande potencial para obtenção de óleos. Neste contexto objetivou-se avaliar o efeito de dois níveis de luminosidade e adubação nitrogenada para acúmulo de matéria-seca e rendimento de óleo das plantas Otacanthus azureus. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso arranjado em fatorial de 2x2x3, sendo dois níveis de luz (50% e 100%), com dois níveis de nitrogênio (0 e 100kg/ha). O tratamento de irradiância para erva copaíba apresentou a maior resposta de crescimento a 100% de luz, não houve efeito da adubação nitrogenada sobre rendimento de óleo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.