Acúmulo de matéria seca e rendimento de óleo da planta Otacanthus azureus em função da luminosidade e adubação nitrogenada .

Rafaela Noel Serudo, Igor Machado Assis, Cristiane da Silva Klehm, José Ferreira da Silva, Valdir Florencio da Veiga Junior

Resumo


Os óleos essenciais constituem um dos mais importantes grupos de matérias primas para várias indústrias, principalmente as de perfumaria, alimentos e farmacêutica. Otacanthus azureus é um arbusto aromático conhecido popularmente como erva-copaíba, é uma espécie pouco estudada e de grande potencial para obtenção de óleos. Neste contexto objetivou-se avaliar o efeito de dois níveis de luminosidade e adubação nitrogenada para acúmulo de matéria-seca e rendimento de óleo das plantas Otacanthus azureus. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso arranjado em fatorial de 2x2x3, sendo dois níveis de luz (50% e 100%), com dois níveis de nitrogênio (0 e 100kg/ha). O tratamento de irradiância para erva copaíba apresentou a maior resposta de crescimento a 100% de luz, não houve efeito da adubação nitrogenada sobre rendimento de óleo. 


Palavras-chave


erva-copaíba, óleos essenciais, fatores de influência

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.