Condições meteorológicas e diferenças térmicas diárias extremas no clima urbano da cidade de Curitiba
Palavras-chave:
ilhas de calor urbano, umidade relativa do ar, nebulosidadeResumo
Para conhecer melhor a variação térmica na cidade de Curitiba, este trabalho teve como objetivo analisar a intensidade das diferenças térmicas intraurbanas e sua relação com as condições meteorológicas nas datas de monitoramento. A coleta de dados da temperatura do ar foi realizada em 44 pontos de monitoramento em locais fixos na malha urbana de Curitiba, em quatro campanhas, cada uma com duração de 22 dias em períodos correspondentes às estações do ano nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro de 2011. Com os dados coletados foram calculadas as médias e obtidas as máximas e mínimas absolutas e a partir destes valores calculadas as diferenças térmicas diárias extremas entre os pontos de monitoramento. Para detectar a relação entre as diferenças térmicas e as condições meteorológicas nas datas de monitoramento foi realizada a análise estatística por meio da correlação de Pearson. Em todas as datas analisadas foram encontradas diferenças térmicas acima de 1°C, indicando a ocorrência de ilhas de calor urbano. A análise estatística mostrou a relação das intensidades de variação térmica com as condições meteorológicas nos períodos de observação, principalmente com a umidade relativa do ar e a nebulosidade.Downloads
Publicado
2014-02-08
Como Citar
Leal, L., Biondi, D., & Batista, A. C. (2014). Condições meteorológicas e diferenças térmicas diárias extremas no clima urbano da cidade de Curitiba. Scientia Plena, 10(1). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1635
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.