Sistema de Alocação de Horários de Cursos Universitários: Um Estudo de Caso no Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe

Felipe Vieira, Hendrik Macedo

Resumo


A alocação da grade de horários em cursos universitários é um trabalho contínuo, repetitivo e de difícil solução. Trata-se do típico problema de se otimizar a distribuição das disciplinas a serem ofertadas e seus respectivos professores de forma a se respeitar variadas restrições impostas. A automatização de um sistema para este fim é um problema computacional difícil, sem solução algorítmica trivial. Problemas de otimização como este requerem soluções alternativas, como as buscas locais em um espaço de estados possíveis. Este artigo propõe uma solução baseada na técnica de Algoritmos Genéticos. Um sistema de apoio à decisão sobre à alocação de grades de horários para o Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi desenvolvido seguindo esta abordagem, e os resultados obtidos mostram aplicabilidade da proposta.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.