Análise do ensino de ecologia em cursos de graduação em Sergipe quanto à utilização de aulas de campo
Resumo
O uso de aulas de campo no ensino de Ecologia é essencial, pois contribui tanto para o aprendizado dos alunos, quanto para sua sensibilização para as questões ambientais. Este trabalho objetiva analisar a utilização de aulas de campo em ambientes naturais do Estado de Sergipe, em cursos da Universidade Federal de Sergipe, nas modalidades presencial e à distância. Foram aplicados questionários a alunos de graduação que cursaram disciplinas relacionadas à área de Ecologia. Os alunos citaram os ecossistemas e as Unidades de Conservação visitadas e as atividades desenvolvidas. Apresentaram ainda dificuldades, como falta de transporte, material, horário compatível, e mesmo de interesse do professor, como fatores responsáveis pelo número de aulas práticas aquém do esperado por eles. Mais investimentos em recursos humanos e materiais são necessários para transpor as dificuldades observadas, para que esse tipo de atividade seja parte integrada e essencial do ensino de Ecologia.
Palavras-chave
Ensino de Ecologia; Graduação; Aulas de campo; Sergipe
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.