Caracterização química qualitativa de tinturas e extratos secos de plantas medicinais do Cerrado por cromatografia em camada delgada comparativa.

Autores

  • Maria Mercedes Alves Unaerp
  • Ana Maria Soares Pereira UNAERP
  • Paulo Sérgio Pereira UNAERP
  • Suzelei Castro França UNAERP
  • Bianca Waléria Bertoni UNAERP

Palavras-chave:

Quality Control, Cerrado, Phytochmistry Natural Products, Seasonality

Resumo

As plantas medicinais endêmicas do bioma Cerrado são vastamente utilizadas na forma de tinturas e extratos e validações de métodos analíticos para este tipo de formulações farmacêuticas são ainda escassos. O objetivo do presente trabalho foi identificar em tinturas e extratos de 20 espécies endêmicas do Cerrado marcadores químicos para estabelecer controle de qualidade qualitativo e avaliar a influência da época de coleta das plantas no perfil cromatográfico das mesmas.  Tinturas e extratos hidroalcoólicos secos das espécies pertencentes as 13 famílias foram produzidos e a cromatografia de Camada Delgada Comparativa (CCDC) foi realizada em placas de sílica gel F254 utilizando 11 marcadores químicos específicos. O fator de retenção (Rf) dos marcadores químicos foi a referência para determinar a presença ou ausência destas substâncias nas amostras avaliadas. Para a maioria das espécies estudadas, o maior rendimento dos extratos foi obtido na estação seca, os compostos mais freqüentes nas tinturas e extratos analisados foram os flavonóides e apenas os extratos e tinturas das espécies Achyrocline satureoides, Lychnophora ericoides e Zeyheria montana apresentaram perfil  químico distinto quanto a época de colheita do vegetal. A metodologia utilizada se mostrou eficiente, reprodutível e adequada para estabelecer um controle de qualidade químico qualitativo das espécies medicinais do Cerrado avaliadas.

Biografia do Autor

Maria Mercedes Alves, Unaerp

Departamento de Biotecnolgia

Ana Maria Soares Pereira, UNAERP

Departamento de Biotecnolgia

Paulo Sérgio Pereira, UNAERP

Departamento de Biotecnolgia

Suzelei Castro França, UNAERP

Departamento de Biotecnolgia

Bianca Waléria Bertoni, UNAERP

Departamento de Biotecnolgia

Downloads

Publicado

2012-01-16

Como Citar

Alves, M. M., Soares Pereira, A. M., Pereira, P. S., Castro França, S., & Bertoni, B. W. (2012). Caracterização química qualitativa de tinturas e extratos secos de plantas medicinais do Cerrado por cromatografia em camada delgada comparativa. Scientia Plena, 7(12). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/159