Verificação experimental para confirmação de técnica in vitro do efeito bystander induzido por radiação gama na linhagem celular CHO-K1

P. H. L. Viana, A. M. Góes, D. A. Gomes, S. E. Grynberg

Resumo


O efeito bystander diz respeito a respostas biológicas detectadas em células não diretamente irradiadas, mas que são influenciadas, de alguma forma, por sinais transmitidos por células irradiadas vizinhas. Essas respostas biológicas incluem trocas entre cromátides irmãs, mutações, formação de micronúcleos, aberrações cromossômicas, carcinogêneses, além de morte por apoptose e necrose. Apesar de sua existência ser indiscutível, os mecanismos envolvidos no desencadeamento do efeito bystander ainda não foram completamente esclarecidos. Estudos anteriores comprovam que este efeito é dependente de uma grande variedade de parâmetros incluindo a dose, a taxa de dose, o tipo de radiação e tipo de célula ou tecido. O presente trabalho visa confirmar a técnica anteriormente utilizada na literatura em linhagens celulares humanas para a verificação do efeito bystander. Os resultados sugerem que as condições de trabalho adotadas pelo grupo apresentam eficiência técnica e possibilitam a verificação da ocorrência do efeito bystander.

Palavras-chave


Efeito bystander, radiações ionizantes, radiobiologia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.