Resposta radiológica de sementes guia de lantânio em implantes braquiterápicos
Palavras-chave:
braquiterapia, sementes cerâmicas de lantânio, contraste radiológico.Resumo
Foram sintetizadas sementes cerâmicas incorporadas com La-139 para serem utilizadas como guias radiológicos em implantes braquiterápicos. Esta síntese foi realizada através do método sol-gel. As sementes obtidas foram submetidas aos processos de caracterização de Microscopia Eletrônica de Varredura, Difração de raios-X e Espectroscopia de raios-X por dispersão em energia. Além disso, foi feito o cálculo de contraste gerado em um filme radiográfico pelas sementes de lantânio, samário e hólmio. Teste radiológico em um fantoma em diferentes configurações de profundidade com sementes metálicas e de lantânio também foi realizado. Com base nos valores de contraste calculados, pode-se concluir que as sementes de lantânio são eficientes como guias radiológicos ao serem implantadas juntamente com sementes puras de Ho-165 e Sm-152.Downloads
Publicado
2013-08-27
Como Citar
Silva, L. S. R., Machado, É. D. P., Campos, T. P. R., & Roberto, W. S. (2013). Resposta radiológica de sementes guia de lantânio em implantes braquiterápicos. Scientia Plena, 9(8(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1572
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.