Irradiação gama em amendoim para controle de Aspergillus flavus
Palavras-chave:
amendoim, Aspergillus flavus, radiação gama.Resumo
O cuidado no armazenamento de grãos, controlando umidade e temperatura, previne doenças fúngicas em amendoins e o desenvolvimento de fungos filamentosos em alimentos e rações, que pode resultar na produção de toxinas, conhecidas como micotoxinas. A radiação ionizante é um método preventivo de segurança alimentar, promovendo a inibição de brotamentos, retardo na maturação, redução da carga microbiana, eliminação de micro-organismos patogênicos, esterilização, desinfecção em grãos, cereais, frutas e especiarias. Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da radiação gama na inibição do crescimento de fungos aflatoxigênicos e na composição nutricional em amendoim. As amostras foram obtidas diretamente de um produtor de Petrolândia-PE e da Central de Abastecimento de Pernambuco (CEASA-PE). Os grãos com/sem vagem foram embalados e submetidos à irradiação nas doses de 6, 9, 12 e 15 kGy. Foram analisados: composição nutricional e crescimento fúngico nas amostras, antes e após a irradiação. A análise estatística foi realizada empregando-se com o teste de Mann-Whitney-Wilcoxon. Os resultados mostraram que as amostras originadas da CEASA-PE apresentaram as maiores taxas de contaminação. A radiação foi eficiente na inibição de fungos aflatoxigênicos, conseguindo eliminar a ação dos fungos, independentemente da dose. Apenas uma amostra não-irradiada, originada da CEASA-PE, apresentou produção positiva de aflatoxinas em meio LCA. Não houve diferença significativa nos valores da composição nutricional, com o aumento da dose de radiação. A irradiação mostrou-se um processo eficaz para conservação de amendoins, pois previne o crescimento de fungos, principalmente produtores de aflatoxinas, tornando-o mais seguro para consumo, sem alterar sua composição nutricional.Downloads
Publicado
2013-08-27
Como Citar
Costa, L. F., da Silva, E. B., & Oliveira, I. S. (2013). Irradiação gama em amendoim para controle de Aspergillus flavus. Scientia Plena, 9(8(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1566
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.