Determinação de metais pesados em amostras de água usada para irrigação de hortaliças cultivadas em beira de estrada
Palavras-chave:
Água de irrigação, metais pesados e saúde públicaResumo
Os metais pesados contribuem de forma significativa para a poluição do ar, solo e água interferindo temporariamente na manutenção da biota terrestre e aquática podendo acarretar um problema de saúde pública quando ingerido em concentrações elevadas. Atualmente, um dos principais problemas de poluição atmosférica identificado nos grandes centros urbanos decorre de emissões industriais e de veículos automotores. Estes poluentes se agregam ao material particulado suspenso no ar e se depositam no solo, água e plantas. Em vista disso, torna-se relevante a determinação da concentração de metais pesados em diversas matrizes ambientais, principalmente a água, por ser esta uma das principais vias de ingestão de contaminantes no homem. Dessa forma, visando avaliar a qualidade da água utilizada para irrigação de cultivos à beira da estrada, além do impacto da presença de poluentes veiculares, foram coletadas amostras de água de poços próximos a BR-101 Sul no Km 70, Recife-PE (Brasil). Essas amostras foram analisadas pela técnica de espectrometria de absorção atômica por chama (AAS), seguindo a metodologia recomendada pelo Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater para determinação de metais como Cd, Fe, Pb, Zn, Cu, Cr e Mn. Os resultados obtidos mostram que os metais Pb, Fe e Mn apresentaram valores bem acima do recomendado para água de irrigação de hortaliças, segundo o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de nº 357 de 2005, o que pode acarretar riscos à saúde pública.Downloads
Publicado
2013-08-26
Como Citar
Silva, F. C. S., Almeida, A. M., Silveira, P. B., Nascimeno, A. F., Hazin, C. A., & Valentim, E. (2013). Determinação de metais pesados em amostras de água usada para irrigação de hortaliças cultivadas em beira de estrada. Scientia Plena, 9(8(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1555
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.