O ensino de Sucessão Ecológica através de conceitos Agroecológicos em Sistemas Agroflorestais (SAF’s)

Dante Luís Silva Mariano, Juliana Melo, Ivan Lemos Jr

Resumo


A construção do ensino de Ciências e Biologia deve ser realizada de forma contextualizada, com o professor levando em consideração o cotidiano e os conhecimentos prévios dos alunos, de modo a valorizar a diversidade cultural dos mesmos. Para auxiliar neste processo de ensino-aprendizagem, o uso de ferramentas didáticas é de grande utilidade e as aulas de campo em ambientes naturais são bastante eficazes. Com o objetivo de relatar como a Agroecologia pode auxiliar na aprendizagem de conceitos de Sucessão Ecológica, este trabalho dividiu-se em duas etapas: a primeira em sala de aula, através de cartazes e a segunda em uma área de Sistema Agroflorestal (SAF). Pôde-se constatar que o uso de conceitos agroecológicos facilitou de forma significativa o conteúdo de Sucessão Ecológica e que a aula de campo, em um espaço de Agroecológico, contribuiu para motivar os/as alunos/as no processo de ensino/aprendizagem. Dessa forma, conceitos agroecológicos funcionaram de forma eficiente para o ensino de Sucessão Ecológica.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem, Agroecologia, Aulas de Campo, Recurso Didático

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