O ensino de Sucessão Ecológica através de conceitos Agroecológicos em Sistemas Agroflorestais (SAF’s)

Autores

  • Dante Luís Silva Mariano Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia
  • Juliana Melo Universidade Federal de Sergipe
  • Ivan Lemos Jr Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Agroecologia, Aulas de Campo, Recurso Didático

Resumo

A construção do ensino de Ciências e Biologia deve ser realizada de forma contextualizada, com o professor levando em consideração o cotidiano e os conhecimentos prévios dos alunos, de modo a valorizar a diversidade cultural dos mesmos. Para auxiliar neste processo de ensino-aprendizagem, o uso de ferramentas didáticas é de grande utilidade e as aulas de campo em ambientes naturais são bastante eficazes. Com o objetivo de relatar como a Agroecologia pode auxiliar na aprendizagem de conceitos de Sucessão Ecológica, este trabalho dividiu-se em duas etapas: a primeira em sala de aula, através de cartazes e a segunda em uma área de Sistema Agroflorestal (SAF). Pôde-se constatar que o uso de conceitos agroecológicos facilitou de forma significativa o conteúdo de Sucessão Ecológica e que a aula de campo, em um espaço de Agroecológico, contribuiu para motivar os/as alunos/as no processo de ensino/aprendizagem. Dessa forma, conceitos agroecológicos funcionaram de forma eficiente para o ensino de Sucessão Ecológica.

Biografia do Autor

Dante Luís Silva Mariano, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia

http://lattes.cnpq.br/1748387980762686

Juliana Melo, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/0249813623299556

Ivan Lemos Jr, Universidade Federal de Sergipe

http://lattes.cnpq.br/5422371428379386

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

Mariano, D. L. S., Melo, J., & Lemos Jr, I. (2013). O ensino de Sucessão Ecológica através de conceitos Agroecológicos em Sistemas Agroflorestais (SAF’s). Scientia Plena, 9(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1540