O ensino de Sucessão Ecológica através de conceitos Agroecológicos em Sistemas Agroflorestais (SAF’s)
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Agroecologia, Aulas de Campo, Recurso DidáticoResumo
A construção do ensino de Ciências e Biologia deve ser realizada de forma contextualizada, com o professor levando em consideração o cotidiano e os conhecimentos prévios dos alunos, de modo a valorizar a diversidade cultural dos mesmos. Para auxiliar neste processo de ensino-aprendizagem, o uso de ferramentas didáticas é de grande utilidade e as aulas de campo em ambientes naturais são bastante eficazes. Com o objetivo de relatar como a Agroecologia pode auxiliar na aprendizagem de conceitos de Sucessão Ecológica, este trabalho dividiu-se em duas etapas: a primeira em sala de aula, através de cartazes e a segunda em uma área de Sistema Agroflorestal (SAF). Pôde-se constatar que o uso de conceitos agroecológicos facilitou de forma significativa o conteúdo de Sucessão Ecológica e que a aula de campo, em um espaço de Agroecológico, contribuiu para motivar os/as alunos/as no processo de ensino/aprendizagem. Dessa forma, conceitos agroecológicos funcionaram de forma eficiente para o ensino de Sucessão Ecológica.Downloads
Publicado
2013-10-02
Como Citar
Mariano, D. L. S., Melo, J., & Lemos Jr, I. (2013). O ensino de Sucessão Ecológica através de conceitos Agroecológicos em Sistemas Agroflorestais (SAF’s). Scientia Plena, 9(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1540
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.