Poesia Ambiental De João Batista Melo: Poeta Popular/ Que Tem Muito A Ensinar/ Veio Do Sertão Ao Rio/ Pra Sua Cultura Divulgar.
Palavras-chave:
CTS-ARTE, Literatura de cordel, Educação Ambiental.Resumo
O presente trabalho pretende divulgar a obra de um poeta popular chamado João Batista Melo e ressaltar a possibilidade de sua utilização em sala de aula a partir de um referencial que estabelece relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Arte. Nascido em Itabaianinha, Sergipe, e morador de Niterói, Rio de Janeiro, responsável pela divulgação da literatura de cordel, João Batista é membro da Academia Brasileira de Cordel e possui diversas obras com a temática ambiental. Um de seus cordéis, “A falta d’água no mundo”, foi homenageado pela ONU e possibilita reflexões sobre a situação ambiental. Além desse, títulos como “O gemido da lagoa”, “O pré-sal, a rolinha e os gaviões” e “O menino que virou rio” permitem discussões sociocientíficas na educação em ciências valorizando a cultura popular e a literatura de cordel.Downloads
Publicado
2013-08-05
Como Citar
Oliveira, R. D. V. L. de, & Queiroz, G. R. P. C. (2013). Poesia Ambiental De João Batista Melo: Poeta Popular/ Que Tem Muito A Ensinar/ Veio Do Sertão Ao Rio/ Pra Sua Cultura Divulgar. Scientia Plena, 9(7(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1523
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.