Incorporação da flecha do tempo nos conceitos de termodinâmica para a graduação: Uma ação metodológica.

M. C. P. Cruz, L. D. dos Santos, J. D. Guedes, A. F. Pitanga

Resumo


Este artigo apresenta a estratégia de ensino de termodinâmica sob uma nova temática para os alunos de graduação, visando à incorporação do conceito da flecha do tempo como um recurso de auxílio à aprendizagem. Inicialmente, foram ministradas aulas no modelo tradicional, e posteriormente, aulas ministradas com a nova temática, a fim de serem analisadas pelos alunos as duas formas. Esta metodologia foi utilizada em duas turmas do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Negócios de Sergipe em 2010/2. Após esta etapa, foi aplicado um questionário para investigar o nível de aceitação dos alunos e sua aprendizagem. Os resultados evidenciaram que a compreensão da disciplina em questão foi aprimorada naquela que abordava o tempo na termodinâmica e a entropia como a flecha do tempo.

Palavras-chave


Termodinâmica; Flecha do tempo; Entropia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.