Incorporação da flecha do tempo nos conceitos de termodinâmica para a graduação: Uma ação metodológica.

Autores

  • M. C. P. Cruz Faculdade Pio Décimo
  • L. D. dos Santos Faculdade Pio Décimo
  • J. D. Guedes Faculdade Pio Décimo
  • A. F. Pitanga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Palavras-chave:

Termodinâmica, Flecha do tempo, Entropia.

Resumo

Este artigo apresenta a estratégia de ensino de termodinâmica sob uma nova temática para os alunos de graduação, visando à incorporação do conceito da flecha do tempo como um recurso de auxílio à aprendizagem. Inicialmente, foram ministradas aulas no modelo tradicional, e posteriormente, aulas ministradas com a nova temática, a fim de serem analisadas pelos alunos as duas formas. Esta metodologia foi utilizada em duas turmas do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Negócios de Sergipe em 2010/2. Após esta etapa, foi aplicado um questionário para investigar o nível de aceitação dos alunos e sua aprendizagem. Os resultados evidenciaram que a compreensão da disciplina em questão foi aprimorada naquela que abordava o tempo na termodinâmica e a entropia como a flecha do tempo.

Downloads

Publicado

2013-08-05

Como Citar

Cruz, M. C. P., Santos, L. D. dos, Guedes, J. D., & Pitanga, A. F. (2013). Incorporação da flecha do tempo nos conceitos de termodinâmica para a graduação: Uma ação metodológica. Scientia Plena, 9(7(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1521

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)