Investigando o Trabalho de Mendeleiev-Meyer para a Construção da Tabela Periódica: Uma Análise nos Livros Didáticos do PNLD 2012.

A. A. S. L. Dias, J. A. Santana, C. T. S. Nunes, E. L. Silva

Resumo


O presente trabalho é o resultado de uma proposta de pesquisa que teve o objetivo de investigar como o debate envolvendo os trabalhos de Mendeleiev e Meyer, contribuidores para a elaboração da Tabela Periódica (TP), é explorado em livros didáticos de Química (LDQ’s) do PNLD 2012. A metodologia empregada no desenvolvimento desse trabalho implicou na análise interpretativa de textos, imagens e boxes presentes nos livros didáticos, seguida da categorização das identificações realizadas. A análise dos debates históricos envolvidos no processo de elaboração da TP pode ser identificada nos LDQ’s apresentados pelo PNLD 2012, principalmente naqueles que expressam o desenvolvimento do estudo da TP, mesmo que de forma cronológica de contribuições dos cientistas, que procuravam propor um arranjo organizacional para os elementos químicos. Cabe ressaltar que dentre os LDQ’s, apenas um fez inferência à existência do debate entre corpos teóricos relacionados ao processo de elaboração da Tabela Periódica, explicando o mérito dado à Mendeleiev quanto à Lei Periódica.

Palavras-chave


Tabela Periódica; Mendeleiev-Meyer; Livros Didáticos de Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.