Um fantoma para a avaliação do equivalente de dose pessoal, HP(10)
Palavras-chave:
Proteção Radiológica, Dosimetria, Monitoração IndividualResumo
Características de um fantoma projetado para avaliar o equivalente de dose pessoal, HP(10) e próprio para dosimetria fotográfica e TLD´s são apresentadas, denominado fantoma HP(10), devido às cavidades construídas a fim de inserir filmes dosimétricos em uma profundidade de 10 mm. O fantoma HP(10) é irradiado por radiação ionizante de energia, E, entre 45 até 1250 keV e com doses entre 0,2 a 50 mSv, com um ângulo de incidência da radiação na superfície frontal do fantoma, α, de 0º, com o objetivo de se estabelecer curvas de calibração em HP(10), assim como, comparar as respostas obtidas com as de quando se utiliza o procedimento de calibração de dosímetros recomendado pela ISO, onde o kerma ar, Ka, para fótons é determinado no ponto de teste do campo de radiação por uma câmara de ionização, depois, o HP(10) é calculado, multiplicando-se o Ka por coeficientes de conversão do Ka para HP(10), hpK (10;E,α), e por fim, é posicionado neste mesmo ponto, a superfície frontal dos dosímetros que estão sobre o fantoma slab. A recomendação ISO tem sido estudada por pesquisadores que asseguram que nas baixas energias ocorrem diferenças espectrais nos campos de radiação que são gerados por diferentes aparelhos de raios X, e induzem a variações nos percentuais dos coeficientes de conversão na ordem de 10% a até 90%. Baseado na ISO este artigo desenvolve fantoma capaz de avaliar a dose com a influência do espalhamento e absorção da radiação, suas implicações com respeito à dosimetria, constituindo em melhoria na avaliação das doses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.