Crescimento de cultivares de mamona (Ricinus communis L.) sob variação da disponibilidade de água no solo
Palavras-chave:
Ricinus communis L., requerimento hídrico, desenvolvimento vegetativoResumo
A mamoneira (Ricinus communis L.) é uma espécie com boas perspectivas para produção de biodiesel, mas seu cultivo irrigado é limitado por falta de informações específicas a cerca do seu requerimento hídrico. Assim, objetivou-se avaliar o crescimento de cultivares de mamona sob diferentes conteúdos hídricos do solo. Para tanto, conduziu-se o experimento em ambiente protegido estudando-se quatro níveis de conteúdo hídrico do solo (40, 60, 80 e 100% da capacidade de campo) sobre duas cultivares de mamona (cv. Paraguaçu e cv. Nordestina) em cinco repetições, no delineamento em blocos casualizados. Avaliaram-se a altura de plantas, número de folhas, diâmetro caulinar e volume radicular, e a produção de matéria fresca e seca. Ainda foram calculadas a razão de peso foliar e relação raiz/parte aérea. Nas duas cultivares a altura de plantas o número de folhas e o diâmetro caulinar aumentaram expressivamente (30,07 e 30,02; 18,75 e 23,23; 39 e 36%) respectivamente, entre o menor e o maior nível de reposição hídrica. O aumento da disponibilidade hídrica no solo beneficia o crescimento das cultivares de mamona e aumenta a matéria seca, afetando também, os índices de crescimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.