O perímetro braquial e peso na avaliação do estado nutricional em recém-nascidos a termo
Palavras-chave:
Estado nutricional, Perímetro braquial, Peso ao NascerResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar se o perímetro braquial (PB) pode ser utilizado como medida alternativa para inferir o estado nutricional de recém-nascidos. Foram realizadas as medidas do perímetro braquial, peso e estatura de 200 recém-nascidos a termo nas primeiras 48 horas de vida, em uma maternidade de referência para gestantes de baixo risco. Para a análise dos dados, foram utilizados o teste de Pearson e o diagrama de dispersão para a correlação entre PB x peso e PB x estatura e o teste “t” de student para a comparação dessas variáveis com o sexo. O PB variou de 8 cm a 14 cm com um valor médio de 11,34 cm. O peso variou de 1.910 g a 4.470 g com uma média de 3.279,07 g e a estatura variou de 30 a 60 cm com uma média de 48,43 cm. Quando correlacionamos PB e peso o coeficiente de Pearson foi de 0,791, enquanto no PB e estatura de 0,391. Ocorreu uma correlação estatisticamente significativa quando o PB foi comparado com o peso. É sugerida a utilização dessas medidas antropométricas para avaliação nutricional em recém-nascidos, como um método alternativo, principalmente em locais com recursos escassos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.