Tratamentos pré-germinativos em sementes de Vachellia farnesiana (L.) Wight & Arn. – Leguminosae-Mimosoidae.
Palavras-chave:
vachellia farnesiana, dormência, sementes armazenadas, escarificação mecânciaResumo
Algumas espécies arbóreas possuem capacidade de produzir sementes com dormência tegumentar ou fisiológica, o que permite que possam germinar no período mais propício para seu desenvolvimento. Essa característica é perfeitamente notada no bioma Caatinga, onde os recursos hídricos são escassos e para que certas plantas mantenham a perpetuação da espécie, utilizam o artifício da dormência. A Vachellia farnesiana (L.) Wight & Arn. é uma espécie arbóreo-arbustiva que ocorre em todo o país. Suas sementes foram armazenadas durante dez meses para posterior germinação em laboratório, para tanto foram submetidas a tratamentos pré-germinativos para superação da dormência. As características avaliadas foram: potencial germinativo, primeira contagem e índice de velocidade de germinação. Foram usados três tratamentos para superação de dormência, sendo estes: sem tratamento (testemunha), escarificação mecânica com lixa para madeira nº. 120, do lado oposto ao hilo e imersão das sementes em ácido sulfúrico a 5%, por 5 minutos, tendo a escarificação mecânica proporcionado o melhor resultado para superação da dormência de sementes armazenadas de V. farnesiana.Downloads
Publicado
2013-06-10
Como Citar
Moares, F. G. D. de, Matos, V. P., Silva, M. da, Ferreira, E. G. B. S., Santos, H. H. D., Rodrigues, I. A. S., & Bittar, S. M. B. (2013). Tratamentos pré-germinativos em sementes de Vachellia farnesiana (L.) Wight & Arn. – Leguminosae-Mimosoidae. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1430
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.