Avaliação da incidência de fungos em sementes de angico (Anadenanthera colubrina) com diferentes anos de coleta e tempo de armazenamento.
Palavras-chave:
fungos, sementes, angicoResumo
O angico (Anadanthera colubrina (Vell.) Brenan) é uma espécie arbórea pertencente a família Fabaceae – Mimosoideae com distribuição comum em toda a região Nordeste. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a incidência de fungos associados às sementes de angico (A. colubrina) coletadas nas cidades de Teixeira e São José do Bonfim, ambas na Paraíba, no ano de 2000 e de 2001 respectivamente. Foram utilizadas duas amostras com 80 sementes de cada cidade. Estas sementes oriundas do teste de germinação em caixas Gerbox com substrato de areia, contendo 20 sementes em por Gerbox. Sem haver germinação as sementes foram lavadas em água corrente para em seguida serem plaqueadas em placas de Petri para ser incubadas e após o período de incubação as sementes foram observadas no microscópio estereoscópico para quantificação do percentual e feito lâminas para identificação. Foram identificados os fungos Aspergillus niger, Brachisporium sp., Chaetomium sp., Colletotrichum sp., Penicillium sp., Phialomyces sp., Phoma sp., Phomopsis sp., Trichoderma sp.. O fungo de maior incidência foi o Brachisporium sp., nas sementes dos dois municípios, sendo que o município de Teixeira apresentou uma maior diversidade de fungos.Downloads
Publicado
2013-06-10
Como Citar
Bezerra, R. M. R., Assis, M. M., Santos, G. J. C., & Cunha, M. C. L. (2013). Avaliação da incidência de fungos em sementes de angico (Anadenanthera colubrina) com diferentes anos de coleta e tempo de armazenamento. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1424
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.