Diminuição do efeito de borda pela unificação de reservas ambientais em Uruçuí - PI.
Palavras-chave:
reserva legal, corredor ecológico e conservação da naturezaResumo
O presente trabalho avaliou a redução do efeito de borda em fragmentos de reservas florestais de propriedades privadas, pela unificação de reservas de fazendas produtoras de soja na serra do Uruçuí data Pirajá, no Sul do estado do Piauí. O presente trabalho foi realizado com duas frentes de pesquisas: a primeira procurou distribuir as áreas de reserva legal individualmente para cada propriedade, gerando ao final um mapa com a distribuição das áreas de reserva ao longo da área. A segunda pesquisa, já adotada pelos produtores por indicações do órgão competente, alocou as áreas de reserva em apenas um local formando uma grande massa de vegetação, em seguida foi elaborado um mapa da mesma onde foi possível ver a distribuição e os benefícios possibilitados por tal técnica. Pode-se concluir que a unificação das reservas florestais da serra do Urucuí, PI, proporcionou redução do efeito de borda, com relação à distância do centro do fragmento e a formação de corredores ecológicos. Por outro lado quanto ao fator de forma registrou-se uma forma muito alongada para o fragmento, fato este que pode aumentar o efeito de borda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.