Monitoração Ocupacional Interna In Vivo: Aspectos Técnicos para o Controle de Qualidade do Sistema de Detecção
Palavras-chave:
monitoração interna in vivo, contador de corpo inteiro, controle de qualidadeResumo
O desenvolvimento e a implantação de uma metodologia de monitoração ocupacional interna exige que o laboratório possua técnicas consistentes e reprodutíveis de calibração do seu sistema de detecção. Protocolos de controle de qualidade devem ser estabelecidos de modo a reportar resultados confiáveis de incorporação e estimativa da dose interna. A rede Brasileira de laboratórios de dosimetria interna incluem cinco laboratórios de monitoração in vivo que ainda não possuem protocolos uniformizados para a realização do controle de qualidade dos sistemas de detecção. Assim, visando à padronização das técnicas relacionadas ao controle de qualidade das medições in vivo realizadas por estes laboratórios, o Guia “Procedimiento para Determinación In Vivo de Radionuclideos en El Cuerpo Humano”, foi elaborado no escopo do projeto IAEA RLA 0049. Este Guia foi revisado e comparado com os procedimentos atualmente efetuados no Laboratório de Dosimetria Interna do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (LDI/CDTN). O Guia sugere técnicas de controle de qualidade, incluindo: a calibração em energia e resolução; a calibração em eficiência, e a determinação da atividade mínima detectável (AMD). As metodologias utilizadas para o controle de qualidade do sistema de detecção do LDI/CDTN demonstraram ser adequadas aos procedimentos estabelecidos no Guia IAEA. Este trabalho visa apresentar e disponibilizar metodologias para o controle de qualidade rotineiro aplicável aos laboratórios de monitoração interna in vivo. Estas metodologias, quando adequadamente implementadas, constituem etapa essencial para a implantação de um sistema de gestão da qualidade e acreditação do laboratório de acordo com a norma ABNT ISO/IEC 17025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.