Monitoração Ocupacional Interna In Vivo: Aspectos Técnicos para o Controle de Qualidade do Sistema de Detecção

Cássio Miri, Bernardo Maranhão Dantas, Tânia Valéria da Silva, Éder Augusto Lucena, Thêssa Cristina Alonso, Teógenes Augusto Silva

Resumo


O desenvolvimento e a implantação de uma metodologia de monitoração ocupacional interna exige que o laboratório possua técnicas consistentes e reprodutíveis de calibração do seu sistema de detecção. Protocolos de controle de qualidade devem ser estabelecidos de modo a reportar resultados confiáveis de incorporação e estimativa da dose interna. A rede Brasileira de laboratórios de dosimetria interna incluem cinco laboratórios de monitoração in vivo que ainda não possuem protocolos uniformizados para a realização do controle de qualidade dos sistemas de detecção. Assim, visando à padronização das técnicas relacionadas ao controle de qualidade das medições in vivo realizadas por estes laboratórios, o Guia “Procedimiento para Determinación In Vivo de Radionuclideos en El Cuerpo Humano”, foi elaborado no escopo do projeto IAEA RLA 0049. Este Guia foi revisado e comparado com os procedimentos atualmente efetuados no Laboratório de Dosimetria Interna do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (LDI/CDTN). O Guia sugere técnicas de controle de qualidade, incluindo: a calibração em energia e resolução; a calibração em eficiência, e a determinação da atividade mínima detectável (AMD). As metodologias utilizadas para o controle de qualidade do sistema de detecção do LDI/CDTN demonstraram ser adequadas aos procedimentos estabelecidos no Guia IAEA.  Este trabalho visa apresentar e disponibilizar metodologias para o controle de qualidade rotineiro aplicável aos laboratórios de monitoração interna in vivo. Estas metodologias, quando adequadamente implementadas, constituem etapa essencial para a implantação de um sistema de gestão da qualidade e acreditação do laboratório de acordo com a norma ABNT ISO/IEC 17025.


Palavras-chave


monitoração interna in vivo, contador de corpo inteiro, controle de qualidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.