Atos de escrita em blog como dispositivo de aprendizagem na formação de professores

Autores

  • Karla Rosane do Amaral Demoly UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Maria de Fátima de Lima das Chagas Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Palavras-chave:

conversações escritas, tecnologias, conhecimento

Resumo

Este trabalho trata da discussão de uma metodologia de formação de professores no ensino fundamental que ocorre na dinâmica das conversações escritas em contexto informatizado. A didática considera a passagem para um novo modo de abordagem da realidade, com seus pressupostos de autoria e auto-organização. A pesquisa tem por objetivo compreender como as articulações entre os conteúdos da formação, as tecnologias e a experiência do conhecimento ocorrem nas escritas digitais, potencializando a emergência de experiências sensoriais, afetivas, cognitivas e estéticas. As produções e as narrativas que emergem no percurso de escrita dos professores permitem observar mudanças nas coordenações de ações que envolvem o ato de escrever. Temos um novo cenário em que o escrever acontece mediante emprego de objetos técnicos digitais. Para além de uma mudança de cenário, o que estamos experimentando é a potencialização da escrita na experiência que interconecta o ato de escrever, a constituição de si e o processo de construção de conhecimentos.

Biografia do Autor

Karla Rosane do Amaral Demoly, UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais

Drª em informática na Educação - UFRGS.

Maria de Fátima de Lima das Chagas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Professora Formadora do Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM

Mestranda em Ambiente, Tecnologia e Sociedade - UFERSA

http://lattes.cnpq.br/3492749510312439 

Downloads

Publicado

2013-10-01