Atos de escrita em blog como dispositivo de aprendizagem na formação de professores
Palavras-chave:
conversações escritas, tecnologias, conhecimentoResumo
Este trabalho trata da discussão de uma metodologia de formação de professores no ensino fundamental que ocorre na dinâmica das conversações escritas em contexto informatizado. A didática considera a passagem para um novo modo de abordagem da realidade, com seus pressupostos de autoria e auto-organização. A pesquisa tem por objetivo compreender como as articulações entre os conteúdos da formação, as tecnologias e a experiência do conhecimento ocorrem nas escritas digitais, potencializando a emergência de experiências sensoriais, afetivas, cognitivas e estéticas. As produções e as narrativas que emergem no percurso de escrita dos professores permitem observar mudanças nas coordenações de ações que envolvem o ato de escrever. Temos um novo cenário em que o escrever acontece mediante emprego de objetos técnicos digitais. Para além de uma mudança de cenário, o que estamos experimentando é a potencialização da escrita na experiência que interconecta o ato de escrever, a constituição de si e o processo de construção de conhecimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.