Benefícios da logística reversa para a melhoria no processo produtivo

Autores

  • IVERSON MARCELO LIMA Faculdade da Serra Gaúcha
  • ELIANA ANDRÉA SEVERO Universidade de Caxias do Sul
  • JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Logística Reversa, Reaproveitamento, Indústria de Pláticos.

Resumo

Atualmente as empresas deixam de lucrar mais por não utilizarem seus produtos devolvidos como instrumentos para melhorarem seus processos produtivos, reduzirem reclamações de campo e índices de devolução. A implementação da metodologia de logística reversa propicia à empresa controle sobre os desperdícios causados pelo sucateamento de produtos devolvidos, seja pelo cumprimento da vida útil do mesmo ou por falha na função para a qual foi projetado, impactando diretamente nos resultados organizacionais. Realizar uma rede reversa, primando para a redução dos impactos negativos de seus produtos ao meio ambiente, antecipando-se as pressões que possam surgir e procurando adaptar-se as novas condições do mercado competitivo, pode tornar-se uma importante estratégia de negócios. Este estudo tem como objetivo apresentar os benefícios ocasionados pela melhoria do processo produtivo, através da aplicação da logística reversa, em empresa do setor de plásticos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, mediante um estudo de caso. Os benefícios ocasionados pela logística reversa aliados a melhoria no processo trataram-se da redução de custos, dos refugos ocasionados pelo manuseio inadequado ou arranhões, pois os processos foram corretamente mapeados e os procedimentos formalizados. Coerentemente ressalta-se que houve aumento da confiabilidade dos processos, facilitando os gestores a acessar importantes informações para a tomada de decisão, bem como a contribuição para a operação logística dentro da organização, seja pelo seu potencial econômico, como pela sua importância para a preservação do meio ambiente, visando uma imagem institucional ligada a sustentabilidade ambiental.

Biografia do Autor

IVERSON MARCELO LIMA, Faculdade da Serra Gaúcha

Especilaista em Engenharia da Produção com Ênfase no Desenvolvimento de Produto e Processo pela Faculdade da Serra Gaúcha.

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

LIMA, I. M., SEVERO, E. A., & GUIMARAES, J. C. F. D. (2013). Benefícios da logística reversa para a melhoria no processo produtivo. Scientia Plena, 9(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1400

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)