Determinação do coeficiente de arrasto aerodinâmico para um veículo tipo Baja-SAE através de simulação em software SolidWorks® 2012
Palavras-chave:
Aerodinâmica, Simulação, SolidWorksResumo
A busca constante pela maior eficiência, em qualquer tipo de projeto, é uma das principais buscas do profissional de engenharia. No campo automobilístico essa busca se resume, em grande parte, à redução de esforços externos sobre o veículo. Nesses estudos, a aerodinâmica se torna essencial, pois é responsável por grande parte da perda de energia de propulsão, ou seja, da energia que é gerada pelo motor do veículo. Com a perda de energia o consumo de combustível aumenta, bem como o ruído e as oscilações presentes no veículo. O presente trabalho foi elaborado com base no protótipo Baja da Equipe Bajarara – UNIARARAS, visando uma contribuição no desenvolvimento do projeto Baja e o estudo de sua aerodinâmica. Mesmo se tratando de um veículo de baixa velocidade, o Baja apresenta uma resistência aerodinâmica ao seu deslocamento longitudinal, que não deve ser desprezada. Para análise dessa resistência aerodinâmica, devemos conhecer o seu coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx). Nesse trabalho, é utilizado o software SolidWorks 2012® para a realização de uma simulação computacional e posterior medida desse coeficiente. Esse estudo pode, ainda, ser ampliado e aplicado à qualquer tipo de veículo, pois seu método de obtenção do Coeficiente de Arrasto Aerodinâmico é válido para objetos de qualquer formato, inclusive aeronaves, por exemplo, podendo para estas determinar, também, a Força de Sustentação das mesmas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.