A periodicidade diária do índice de conforto térmico na arborização de ruas de Curitiba-PR
Palavras-chave:
Arborização urbana, UTCI, Índice de conforto térmicoResumo
O objetivo dessa pesquisa foi analisar o comportamento periódico diário do índice de conforto térmico entre ruas com e sem arborização na cidade de Curitiba. Para isto foram selecionadas três amostras, contendo um trecho de rua com e outro sem arborização, sendo que as ruas arborizadas eram compostas por diferentes espécies. O monitoramento das variáveis meteorológicas foi realizado com miniestações da marca Kestrel® e “medidores de stress térmico” TGD-400. A coleta diária desses dados foi das 9 às 15 horas, com intervalo de monitoramento de 1 minuto, repetida nas quatro estações do ano, com início no inverno de 2011. O índice utilizado para a análise do conforto térmico foi o UTCI. Os resultados demonstram que em todas as estações do ano, as ruas arborizadas apresentaram melhores condições de conforto térmico do que as ruas sem arborização, inclusive no inverno. Isto demonstra a importância da arborização de ruas para Curitiba e cidades com estações definidas. Conclui-se que a arborização de ruas proporciona um microclima urbano mais confortável termicamente ao longo do dia, em todas as estações do ano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.