Diversidade Genética e Seleção Assistida por Marcadores moleculares RAPD em populações de alface

Autores

  • Susi Alves da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Renata Silva-Mann Universidade Federal de Sergipe
  • Sheila Valéria Álvares Carvalho Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A cultura da alface é atingida por diversas pragas e doenças, além de não tolerar temperaturas elevadas. A alternativa sustentável para o controle destas pragas é a utilização de cultivares resistentes. Este trabalho teve como objetivo avaliar a diversidade genética de linhagens F4 de alface, por meio de marcadores RAPD, buscando identificar sequências de DNA associadas aos genes de resistência, visando a seleção assistida por marcadores. Foram utilizados, além dos parentais Salinas 88 e Regina 71, a geração F2 e 8 linhagens da geração F4, inicialmente obtida na Universidade Federal Lavras – MG, e selecionadas para a obtenção de cultivares resistentes a nematóides, vírus e tolerantes ao calor. Foi realizada a extração do DNA, pelo método CTAB 2%. A seguir procedeu-se a purificação e amplificação do DNA utilizando 19 oligonucleotídeos, sendo os produtos de amplificação separados em gel de agarose 0,8%, corados com brometo de etídio e visualizados sob luz UV. A similaridade genética entre os indivíduos foi calculada pelo Coeficiente de Similaridade de Jaccard e a construção do dendrograma, realizada utilizando-se o método de agrupamento de médias aritméticas não ponderadas – UPGMA. As linhagens e cultivares estudadas apresentaram similaridade abaixo de 83%, sendo consideradas divergentes, e ocorreram marcas associadas aos genes de resistência que poderão ser seqüenciadas e utilizadas para a construção de primers específicos na seleção de genótipos adaptados à região nordeste.

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Publicado

2010-06-11

Como Citar

Silva, S. A. da, Silva-Mann, R., & Carvalho, S. V. Álvares. (2010). Diversidade Genética e Seleção Assistida por Marcadores moleculares RAPD em populações de alface. Scientia Plena, 6(3). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/136

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