Diversidade Genética e Seleção Assistida por Marcadores moleculares RAPD em populações de alface
Resumo
A cultura da alface é atingida por diversas pragas e doenças, além de não tolerar temperaturas elevadas. A alternativa sustentável para o controle destas pragas é a utilização de cultivares resistentes. Este trabalho teve como objetivo avaliar a diversidade genética de linhagens F4 de alface, por meio de marcadores RAPD, buscando identificar sequências de DNA associadas aos genes de resistência, visando a seleção assistida por marcadores. Foram utilizados, além dos parentais Salinas 88 e Regina 71, a geração F2 e 8 linhagens da geração F4, inicialmente obtida na Universidade Federal Lavras – MG, e selecionadas para a obtenção de cultivares resistentes a nematóides, vírus e tolerantes ao calor. Foi realizada a extração do DNA, pelo método CTAB 2%. A seguir procedeu-se a purificação e amplificação do DNA utilizando 19 oligonucleotídeos, sendo os produtos de amplificação separados em gel de agarose 0,8%, corados com brometo de etídio e visualizados sob luz UV. A similaridade genética entre os indivíduos foi calculada pelo Coeficiente de Similaridade de Jaccard e a construção do dendrograma, realizada utilizando-se o método de agrupamento de médias aritméticas não ponderadas – UPGMA. As linhagens e cultivares estudadas apresentaram similaridade abaixo de 83%, sendo consideradas divergentes, e ocorreram marcas associadas aos genes de resistência que poderão ser seqüenciadas e utilizadas para a construção de primers específicos na seleção de genótipos adaptados à região nordeste.Downloads
Publicado
2010-06-11
Como Citar
Silva, S. A. da, Silva-Mann, R., & Carvalho, S. V. Álvares. (2010). Diversidade Genética e Seleção Assistida por Marcadores moleculares RAPD em populações de alface. Scientia Plena, 6(3). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/136
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.