Qualidade de sementes de gergelim colhidas de frutos em diferentes estádios de maturação
Palavras-chave:
Sesamum indicum L., época de colheita, característica de sementesResumo
Em culturas de valor econômico, as sementes apresentam duas importantes funções: é o material utilizado para a multiplicação de plantas (implantação da cultua) e matéria-prima para comercialização (grãos). O processo de colheita é uma das fases mais críticas do sistema de produção de uma cultura, pois poderá determinar a qualidade da semente e os custos de produção. Diante disso, objetivou-se avaliar características físico-química e fisiológicas de frutos e sementes de gergelim colhidos em diferentes estádios de maturação. Cápsulas de gergelim foram colhidas da porção mediana em plantas escolhidas aleatoriamente na área. Os tratamentos consistiram em cápsulas coletadas em três épocas: E1, E2 e E3, sendo aos 75, 90 e 105 dias após a emergência das plântulas, respectivamente. Em delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições foram avaliados características físicas: massa de 1000 sementes, o comprimento e diâmetro do fruto; característica química: teor de óleo e características fisiológicas: percentual de emergência e Índice de Velocidade de Emergência. Observa-se que todas as variáveis avaliadas foram influenciadas significativamente (p≤0,01) pela época de colheita dos frutos O comprimento do fruto apresentou um padrão semelhante ao do diâmetro, onde as cápsulas com menor percentual de umidade apresentaram redução de tamanho. Frutos de gergelim em plantas com 75 dias após a emergência propiciou sementes com menor teor de óleo (48,53%), menor percentual de emergência (50,9%) e menor IVE (6,65). Concluiu-e que frutos de gergelim BRS Seda com coloração amarelada ou marrom claro é indicativo que as sementes alcançaram o grau de maturidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.