Estudo do efeito radioprotetor do extrato metanólico de Caesalpinia pyramidalis sobre células embrionárias de Biomphalaria glabatra
Palavras-chave:
irradiação, radioproteção, toxicidadeResumo
A radiação ionizante interage com o meio biológico podendo causar efeitos, como danos no DNA, mutação em cromossomos e morte celular. Por este motivo, atualmente tem-se pesquisado o efeito radioprotetor de diversas substâncias, naturais ou sintéticas, com o intuito de que o benefício trazido pelo uso terapêutico das radiações ionizantes não seja suplantado por seus efeitos nocivos. Portanto, este trabalho visa investigar a possível ação radioprotetora do extrato metanólico da casca e folha da Caesalpinia pyramidalis. Os testes foram realizados frente a embriões de Biomphalaria glabrata, modelo experimental conhecido como bom indicador da ação de agentes físicos e químicos. O estudo foi realizado com o extrato metanólico da folha e casca de Caesalpinia Pyramidalis, formando cinco grupos com 100 embriões cada, sendo os grupos experimentais constituídos por embriões submetidos à presença dos extratos durante 24 horas, incluindo o período da irradiação. As amostras foram irradiadas com as doses de 2,5, 4, 5, 10, 20, 40, 50 e 100 Gy em irradiador gammacell de 60Co do Departamento de Energia Nuclear da UFPE. Em seguida, os embriões foram analisados em placas de Petri durante oito dias consecutivos. Os resultados obtidos nos experimentos sugerem que o extrato da casca de Caesalpinia pyramidalis, na concentração de 250 ppm, protegeu os embriões irradiados com as doses de 2,5 e 4,0 Gy.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.