Análise Multicritério de Materiais de Construção – sobre o uso da entropia como medida de importância
Palavras-chave:
Decisão multicritério. Entropia. Medida de importância.Resumo
O conjunto de fenômenos climáticos que se assolaram sobre a cidade de Blumenau (SC) em novembro de 2008 causaram, além da perda de vidas humanas, destruição de casas e comércios. Este artigo resultou da contribuição dos pesquisadores na reconstrução da cidade. O trabalho teve por objetivo apontar para uma classificação de materiais utilizados na construção de um conjunto habitacional de 620 unidades, que levou em consideração os riscos de desabamentos de paredes no uso de quatro materiais possíveis. Os critérios utilizados foram os tipos de chuvas ocorrentes na região: convectiva, frontal e orográfica e os respectivos custos no uso de cada material. Usando o método da entropia máxima, foi realizada a análise usando pesos determinados por um grupo de participantes da reconstrução blumenauense. O resultado apontou para o uso de blocos de cimento.Downloads
Publicado
2013-07-25
Como Citar
Hein, N., Kroenke, A., & Wilhelm, V. E. (2013). Análise Multicritério de Materiais de Construção – sobre o uso da entropia como medida de importância. Scientia Plena, 9(7(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1287
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.