O ordenamento urbano da Praia do Titãzinho na voz de seus moradores
Palavras-chave:
Memórias, Narrativas e DiscursoResumo
Ao longo dos anos, as cidades vão modificando seus desenhos graças à ação constante do homem sobre a natureza. No caso específico do Titãzinho, a construção do Porto do Mucuripe e o seu molhe perpendicular à Praia do Futuro – molhe do Titã – fizeram acumularem-se sedimentos a leste do porto, na linha de praia da Praia do Futuro, promovendo um ganho de aproximadamente 500 metros de faixa de praia junto ao molhe e gradualmente no restante da praia. Esse crescimento promoveu uma ocupação humana. Pessoas foram deslocadas dos seus ambientes domiciliares anteriores, pelas obras do porto, bem como a ocupação por pessoas advindas de toda parte do interior do estado, que vieram se instalar, construindo casas e ruas. Tivemos como objetivo identificar e compreender, pelo discurso da comunidade, a construção da paisagem e a formação da nova praia nas narrativas de moradores do Titãzinho. A pesquisa se justifica pelo ineditismo da proposta, e pela possibilidade de trazer à luz as vozes dos moradores e compreender a polifonia existente nos discursos em composição com o discurso institucional. Para a realização do trabalho, inicialmente, foi feito um estudo sobre a história do bairro, e em seguida elaboramos os roteiros das entrevistas de atuação junto à comunidade do Titãzinho. Contamos com o apoio da Associação dos Moradores do Titãzinho e dos seus Agentes Digitais que fazem a ponte entre pesquisadores e a comunidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.