O papel do trabalhador jovem diante do mercado de acumulação flexível
Resumo
Mudanças na economia mundial acabaram provocando profundas transformações no mundo do trabalho, estimulando o crescimento da informalidade e do desemprego. Muitos indivíduos tiveram que se inserir nessa nova lógica de mercado como um recurso e abrigo face à escalada do desemprego. As características que os indivíduos trazem consigo, como o sexo, a idade e a cor e que, portanto, estão inscritas no corpo e na cultura como gênero, geração e etnia são fatores influenciadores da sua inserção nas atividades mais precárias e pior remuneradas. Dentro de todo esse contexto, os jovens acabam se transformando na mão-de-obra mais fácil de ser recrutada pela informalidade.Downloads
Publicado
2010-06-11
Como Citar
Silva, G. O. S. da. (2010). O papel do trabalhador jovem diante do mercado de acumulação flexível. Scientia Plena, 6(3). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/128
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.