Análise do discurso em aulas de Física em Itabaiana-SE

Autores

  • B. A. Santos Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • M. H. C. Costa Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • G. K. A. Santos Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe
  • C. J. V. Barbosa Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, interação professor-aluno, aula de física

Resumo

O diálogo na sala de aula sempre será um grande destaque no âmbito do ensino, e é por meio dele queacontece, principalmente, a aprendizagem dos alunos. Por isso a interação professor-aluno em sala de aulaé um dos fatores mais importantes no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivoanalisar a interação verbal professor-aluno das aulas de Física, baseando-se nas contribuições teóricas dosistema de Mortimer e Scott (2002). A investigação envolve aulas de Física em escolas públicas domunicípio de Itabaiana-SE. O instrumento de pesquisa adotado foi gravação em vídeo das aulas queforam utilizadas para fazer as análises. As análises nos mostram que a interação entre professores e alunosna aula de Física é mínima, o que mostra que as aulas de física encontram-se centradas no professor.

Biografia do Autor

B. A. Santos, Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe


M. H. C. Costa, Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe



Downloads

Publicado

2013-02-04

Como Citar

Santos, B. A., Costa, M. H. C., Santos, G. K. A., & Barbosa, C. J. V. (2013). Análise do discurso em aulas de Física em Itabaiana-SE. Scientia Plena, 8(12(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1276

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)