Análise do discurso em aulas de Física em Itabaiana-SE

B. A. Santos, M. H. C. Costa, G. K. A. Santos, C. J. V. Barbosa

Resumo


O diálogo na sala de aula sempre será um grande destaque no âmbito do ensino, e é por meio dele queacontece, principalmente, a aprendizagem dos alunos. Por isso a interação professor-aluno em sala de aulaé um dos fatores mais importantes no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa tem como objetivoanalisar a interação verbal professor-aluno das aulas de Física, baseando-se nas contribuições teóricas dosistema de Mortimer e Scott (2002). A investigação envolve aulas de Física em escolas públicas domunicípio de Itabaiana-SE. O instrumento de pesquisa adotado foi gravação em vídeo das aulas queforam utilizadas para fazer as análises. As análises nos mostram que a interação entre professores e alunosna aula de Física é mínima, o que mostra que as aulas de física encontram-se centradas no professor.

Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; interação professor-aluno; aula de física

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.