Inclusão no Ensino Superior: Vendo a UFS com o olhar da realidade
Palavras-chave:
Acessibilidade, Deficiência, Ensino Superior, InclusãoResumo
Este estudo tem o objetivo de analisar o processo de inclusão dos alunos com deficiência física noCampus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A questão central da pesquisa foidetectar os problemas de acessibilidade que esses alunos encontram na universidade. Trata-se de umestudo de caso qualitativo, quantitativo e descritivo do Campus. A coleta dos dados foi realizada atravésde visitas às principais dependências do Campus, de observação nas áreas de convivências, nas salas deaula, de dados quantitativos obtidos na Comissão Central do Vestibular (CCV), no Departamento deAssuntos Acadêmicos (DAA) e nos arquivos do Núcleo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa comDeficiência. Abordamos aqui as barreiras arquitetônicas encontradas nos diversos ambientes dauniversidade, bem como uma reflexão sobre a temática, embasada na legislação e na literatura sobre oassunto.. Apesar de, nos últimos dois anos, estarem sendo realizadas obras no intuito de cumprir ospadrões estabelecidos pelas leis, no entanto, muito ainda deve ser feito. Ainda persistem as barreirasacima elencadas (desde 2009), inviabilizando o trânsito da pessoa com deficiência física. Nesta pesquisaconstatamos que as didáticas, os blocos departamentais, os centros, a Biblioteca Central - BICEN, areitoria, o Restaurante Universitário RESUN e os estacionamentos são inacessíveis, uma vez que nãocondizem com as normas da ABNT 9050/2004. A melhoria das condições de acessibilidade na UFS éimportante tanto para as pessoas que apresentam deficiência como também para toda a comunidadeacadêmica. A convivência social de todos é preceito constitucional e o direito de ir e vir e a equiparaçãode oportunidades para todos são condições para a efetivação da cidadania.Downloads
Publicado
2013-02-04
Como Citar
Fernandes, P. D. (2013). Inclusão no Ensino Superior: Vendo a UFS com o olhar da realidade. Scientia Plena, 8(12(b). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1272
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.