Caracterização molecular de germoplasma de patchouli (Pogostemon sp.) por marcadores RAPD
Palavras-chave:
planta aromática, genótipo, variabilidade genéticaResumo
O patchouli (Pogostemon sp.) é uma planta herbácea, pertencente a família Lamiaceae, cujo oleo essencial é utilizado na indústria de cosméticos e perfumaria. O trabalho teve como objetivo avaliar a variabilidade genética de acessos de patchouli do Banco Ativo de Germoplasma da UFS por meio de marcadores RAPD. Para a caracterização molecular foram utilizados os acessos POG-001, POG-002, POG-006, POG-014, POG-015, POG-016, POG-017, POG-019, POG-021 e POG-022. Foram coletadas folhas jovens dos acessos para a extração de DNA. A seguir, procedeu-se a purificação e amplificação utilizando 11 oligonucleotídeos, sendo os produtos separados em gel de agarose 1% corados com brometo de etídio e visualizados sob luz UV. A similaridade genética entre os acessos foi calculada pelo coeficiente de similaridade de Jaccard e a construção do dendrograma realizada utilizando-se o método de agrupamento de médias aritméticas não ponderadas – UPGMA. A análise genética por meio de marcadores RAPD possibilitou a separação dos acessos de patchouli em quatro grupos. Houve variabilidade genética entre os acessos avaliados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.