A influência da perícia contábil nas decisões judiciais

Cheila Silveira, Marco André Pegorini, Marta Elisete Ventura da Motta, Maria Teresa Martiningui Pacheco, Maria Emilia Camargo, Gabriela Zanandrea

Resumo


A perícia contábil é o instrumento de constatação que auxilia o magistrado na averiguação de fatos ligados ao patrimônio com objetivo de um julgamento correto do litígio. Seu resultado é o laudo pericial contábil que apresenta em seu conteúdo tudo que foi investigado durante a realização dos trabalhos bem como a conclusão a que chegou sobre o assunto. Para tanto é necessário que o perito siga o que determinam as Normas Brasileiras de Contabilidade e o Código de Processo Civil, trabalhando de maneira idônea, clara, objetiva e imparcial, sempre buscando aprimorar seus conhecimentos para que possa obter a excelência em seu trabalho. Neste deste contexto, o objetivo do trabalho constituiu-se em investigar a importância da perícia contábil nas decisões judiciais nas Varas Cíveis das comarcas de Vacaria e Lagoa Vermelha no estado do Rio Grande do Sul”. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi descritiva, bem como foi utilizada pesquisa bibliográfica para a fundamentação do exposto. Utilizou-se a aplicação de um questionário para obter a opinião de juízes das Varas Civis das Comarcas de Vacaria e Lagoa Vermelha, no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa revelaram que o laudo pericial vem sendo utilizado pelo magistrado e serve como peça importante nas decisões. Cabe ressaltar que a pesquisa constatou que existem pontos onde os laudos podem ser melhorados, como a fundamentação, o conteúdo e as conclusões.

Palavras-chave


Perícia Contábil; Laudo Pericial Contábil; Decisões Judiciais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.