Estimativa da biomassa em um plantio de Eucalyptus grandis na região Centro-Oeste
Palavras-chave:
biomassa, eucalipto, massa específicaResumo
No presente estudo foi estimada a biomassa aérea presente em um plantio de Eucalyptus grandis localizado na região Centro-Oeste do Brasil. Para isso foram utilizados dois métodos – um deles com base na cubagem rigorosa de árvores representativas; e outro com base na estimativa do teor de umidade. Dentro do povoamento foram instaladas parcelas aleatórias de 50 x 20 m de onde foi obtido o diâmetro e altura de todas as árvores. Os indivíduos foram agrupados em diferentes classes diâmetricas e para cada uma destes foi selecionada uma árvore representativa a qual foi abatida e cubada pelo método de Smalian. Para determinação do teor de umidade foram retirados discos cada uma destas árvores. O método d a cubagem rigorosa do indivíduo representativo de cada classe foi o mais indicado, proporcionando o resultado de biomassa seca mais próxima à realidade do povoamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.