Comportamento de variedades de alface na semeadura de março no município de Areia-PB
Palavras-chave:
Adaptação, Cultivar, Hortaliça, Lactuca sativa L., VariedadesResumo
A alface (Lactuca sativa L.) é a hortaliça folhosa mais importante na dieta da população brasileira, devido ao seu valor nutricional, sendo consumida principalmente na forma de salada. Objetivou-se avaliar o comportamento de oito variedades de alface nas condições do Brejo Paraibano. Foram coletadas amostras de solo na camada arável de 0-20 cm da área experimental para análises físicas. Foram coletadas amostras composta da pilha de compostagem para análises de química e fertilidade. A adubação de fundação foi realizada uniformemente em toda a área útil, aplicando-se uma dose de 40.000 L.ha-1, sete dias antes do transplantio. As sementes para a produção de mudas foram adquiridas em mercado local, sendo estas produzidas em ambiente telado e semeadas em bandejas de isopor (128 células), utilizando como substrato apenas composto orgânico. A conformação do espaçamento adotado para as plantas em campo foi a quicônica espaçadas em 35x35 cm. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizado com oito tratamentos correspondentes as cultivares da alface em quatro repetições, totalizando 32 unidades experimentais. As variedades Rainha de Maio, Crespa Grand Rapids TBR e Americana Delícia, se adaptaram as condições ambientais para a Microrregião do Brejo Paraibano, sendo indicada para cultivos na região. As cultivares Simpson, Mimosa Rubi, Romana de Paris, Regina de Verão e Baba de Verão não apresentaram características agronômicas favoráveis de acordo com as condições do estudo.Downloads
Publicado
2013-05-08
Como Citar
Ferreira, L. L., Aniceto, R. R., Montenegro, I. N. de araújo, Ribeiro, T. de S., de Almeida, D. G., & Porto, V. C. N. (2013). Comportamento de variedades de alface na semeadura de março no município de Areia-PB. Scientia Plena, 9(4). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1244
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.