Comportamento de variedades de alface na semeadura de março no município de Areia-PB

Luiz Leonardo Ferreira, Rutênio Ramalho Aniceto, Itacy Nildon de araújo Montenegro, Thiago de Souza Ribeiro, Dylamarck Gomes de Almeida, Vania Christina Nascimento Porto

Resumo


A alface (Lactuca sativa L.) é a hortaliça folhosa mais importante na dieta da população brasileira, devido ao seu valor nutricional, sendo consumida principalmente na forma de salada. Objetivou-se avaliar o comportamento de oito variedades de alface nas condições do Brejo Paraibano. Foram coletadas amostras de solo na camada arável de 0-20 cm da área experimental para análises físicas. Foram coletadas amostras composta da pilha de compostagem para análises de química e fertilidade. A adubação de fundação foi realizada uniformemente em toda a área útil, aplicando-se uma dose de 40.000 L.ha-1, sete dias antes do transplantio. As sementes para a produção de mudas foram adquiridas em mercado local, sendo estas produzidas em ambiente telado e semeadas em bandejas de isopor (128 células), utilizando como substrato apenas composto orgânico. A conformação do espaçamento adotado para as plantas em campo foi a quicônica espaçadas em 35x35 cm. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizado com oito tratamentos correspondentes as cultivares da alface em quatro repetições, totalizando 32 unidades experimentais. As variedades Rainha de Maio, Crespa Grand Rapids TBR e Americana Delícia, se adaptaram as condições ambientais para a Microrregião do Brejo Paraibano, sendo indicada para cultivos na região. As cultivares Simpson, Mimosa Rubi, Romana de Paris, Regina de Verão e Baba de Verão não apresentaram características agronômicas favoráveis de acordo com as condições do estudo.

Palavras-chave


Adaptação; Cultivar; Hortaliça; Lactuca sativa L.; Variedades

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.