Caracterização socioambiental da orla marítima da praia da Caponga – Litoral Leste do Estado do Ceará: subsídio ao gerenciamento costeiro.
Palavras-chave:
ambientes costeiros, gestão costeira, dinâmica ambiental.Resumo
Os ambientes costeiros são notadamente dinâmicos, respondendo a alterações numa velocidade muito maior que outras unidades ambientais no interior do continente. Assim são sensíveis às modificações provocadas pelo homem, podendo levar a consequências indesejadas. Uma das formas de evitar efeitos negativos é através do planejamento e da gestão costeira, que deve considerar as características da dinâmica ambiental local. A área de estudos compreende a praia da Caponga, cidade de Cascavel, Litoral Leste do estado do Ceará. A erosão costeira é um sério problema enfrentado pela praia. Além dos prejuízos visíveis configura-se como mais um empecilho ao desenvolvimento de atividades produtivas, como o turismo e o comércio. A complexidade da realidade e o grau de alterações estético-paisagísticos tornam mais complexa a conjuntura socioambiental do lugar, dificultando a implantação de medidas de disciplinamento de uso. Com o objetivo de compreender a evolução ambiental do lugar, utilizou-se dados oficiais, bem como informações colhidas em campo. Dessa forma foi possível contribuir com reflexões e subsídios ao desenvolvimento de modelos participativos de gestão, chegando a constatar que, apesar de não possuir influência determinante para a economia local, o processo erosivo torna-se mais um empecilho ao desenvolvimento das atividades produtivas ali desenvolvidas. Assim, a implementação de modelos de planejamento e gestão que possam envolver as camadas populares, a iniciativa pública e privada e os órgãos responsáveis tornam-se uma alternativa para a mitigação dos conflitos existentes, no intuito de traçar metas e planos de ações mais eficazes e adequados às particularidades do lugar em questão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.