Agricultura familiar e meio ambiente: práticas agrícolas e degradação ambiental no município de Várzea –PB

Autores

  • Gilcean Silva Alves IFPB
  • J. S. Souto Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande
  • M. M. Damasceno Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S. A.
  • J. S. Sousa Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba

Resumo

As discussões em torno da problemática ambiental nunca estiveram tão em evidência o quanto hoje. A agricultura, base da sustentabilidade humana, está diretamente ligada ao processo de transformação do meio ambiente. O presente trabalho trata de um estudo de caso realizado no município de Várzea PB. A metodologia utilizada foi à aplicação de 15 questionários nas fazendas (sítios), no município, cujo objetivo era ter uma dimensão da relação: atividades agrícolas e degradação ambiental. Assim sendo, foi possível ter um diagnóstico da vida e das práticas do homem do campo na área estudada, e de como do seu dia a dia vem contribuindo para a ampliação do processo da desertificação, principal problema  do bioma caatinga.

Biografia do Autor

Gilcean Silva Alves, IFPB

Professor efetivo do IFPB. Biólogo (UFPB), especialista em pesquisa, mestre em desenvolvimento e meio ambiente (UERN), doutorando em agronomia ( ecologia vegetal e meio ambiente) CCA-UFPB. Trabalho nas graduações com as disciplinas ecologia geral, gestão ambiental, metodologia da pesquisa. Minha tese é sobre restauração ambiental do semiárido.

Downloads

Publicado

2010-11-12

Como Citar

Alves, G. S., Souto, J. S., Damasceno, M. M., & Sousa, J. S. (2010). Agricultura familiar e meio ambiente: práticas agrícolas e degradação ambiental no município de Várzea –PB. Scientia Plena, 6(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/122