Violências e Representações de Gênero no Cotidiano Escolar
Palavras-chave:
violência, gênero, cotidiano escolar, representações, cidadaniaResumo
A violência inquieta e deixa insegura a população, percebê-la cotidiano escolar torna-se assustador.Freqüentemente esta violência é dirigida às meninas. Objetiva-se com este estudo desvendar a expressãoda violência no cotidiano escolar implicações/barreiras na construção da identidade de gênero e dacidadania plena de alunos das escolas estaduais. O “estudo de caso”, a observação participante e asentrevistas semi-estruturadas realizadas com a amostra não-probabilística intencional ampliam acompreensão do fenômeno e a construção da identidade de gênero de alunos da Escola Estadual JorgeAmado, em N. S. do Socorro-SE. Resultados preliminares revelam a violência como expressão damasculinidade. A escola encontra-se frente a desafios urgentes, o estudo sobre violência na escola tendogênero como uma das categorias de análise, apresenta-se como possibilidade de ampliação e compreensãodo fenômeno com vistas ao seu enfrentamento.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
Couto, M. A. S. (2012). Violências e Representações de Gênero no Cotidiano Escolar. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1207
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.