Violências e Representações de Gênero no Cotidiano Escolar

Maria Aparecida Souza Couto

Resumo


A violência inquieta e deixa insegura a população, percebê-la cotidiano escolar torna-se assustador.Freqüentemente esta violência é dirigida às meninas. Objetiva-se com este estudo desvendar a expressãoda violência no cotidiano escolar implicações/barreiras na construção da identidade de gênero e dacidadania plena de alunos das escolas estaduais. O “estudo de caso”, a observação participante e asentrevistas semi-estruturadas realizadas com a amostra não-probabilística intencional ampliam acompreensão do fenômeno e a construção da identidade de gênero de alunos da Escola Estadual JorgeAmado, em N. S. do Socorro-SE. Resultados preliminares revelam a violência como expressão damasculinidade. A escola encontra-se frente a desafios urgentes, o estudo sobre violência na escola tendogênero como uma das categorias de análise, apresenta-se como possibilidade de ampliação e compreensãodo fenômeno com vistas ao seu enfrentamento.

Palavras-chave


violência; gênero; cotidiano escolar; representações; cidadania

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