Silêncio e Timidez na Historiografia da Educação Profissional de Aracaju

Autores

  • Sérgio Luiz Elias de Araújo Núcleo de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

educação profissional, Aracaju

Resumo

O que se tencionou foi fazer um levantamento de uma breve memória sobre as instituições de ensinopreparatório para o mercado de trabalho, de caráter público, em nível médio em Aracaju, desde a suafundação aos dias atuais, com a finalidade de observar a preocupação dos sucessivos governos emoferecer programas e espaços preparatórios para o jovem alavancar o seu nível de empregabilidade. Ametodologia de pesquisa exigiu uma investigação bibliográfica e de campo, visitando o DIES –Departamento de Inspeção Escolar de Sergipe, buscando dados sobre as instituições escolares queofereceram algum tipo de curso preparatório para o trabalho. Como resultados, inicialmente verificou-seque dentre tantos autores que estudam, ensinam e escrevem sobre a história da educação poucos são osque se referem à vertente profissionalizante, e os que tentam fazê-lo se manifestam de forma tímida ouquase muda. Observou-se também que desde o início de nossa capital já existia uma preocupação com aformação de mão-de-obra, mas existem hiatos bastante expressivos na história das instituições estaduaispúblicas quanto à oferta de cursos preparatórios ao mercado de trabalho e essas lacunas precisam serestudadas e esclarecidas, através de investigações complementares.

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Publicado

2012-12-04

Como Citar

de Araújo, S. L. E. (2012). Silêncio e Timidez na Historiografia da Educação Profissional de Aracaju. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1206