Caracterização Geoambiental do Povoado Porto do Mato Estância/SE: Uma Análise do Lugar
Palavras-chave:
povoado porto do mato, aspectos geoambientaisResumo
O presente trabalho apresenta as características geoambientais do povoado Porto do Mato, com o intuitode contribuir na construção de uma análise acerca da sustentabilidade dos atores sociais residentes nestalocalidade. Através de um levantamento dos aspectos geográficos e ambientais procura-se compreender aação antrópica praticada pela comunidade e suas correlações com as condições socioeconômicas alipresentes. Diante da análise, fo i verificado que a atual configuração espacial do povoado Porto do Matobaseou-se na exploração do meio natural, proporcionando assim, um processo de degradação do meioambiente, refletindo-se na relação com os ecossistemas costeiros existentes na área de estudo. Constatousetambém que as condições socioeconômicas da comunidade não fogem da realidade brasileira, onde opoder público legitima sua inoperância diante da insatisfatória condição de vida da comunidadeDownloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
Gomes, R. C. S. (2012). Caracterização Geoambiental do Povoado Porto do Mato Estância/SE: Uma Análise do Lugar. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1195
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.