Identidade Cultural e Solidariedade: uma relação para a Sobrevivência no Pradoso, Vitória da Conquista-BA
Palavras-chave:
identidade cultural, fenomenologia, solidariedade, processo de globalizaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os processos culturais que caracterizam os sertanejos dodistrito do Pradoso, articulando os conceitos de gênero de vida e de espaço vivido. Para tanto, o estudoestá fundamentado nas contribuições de Yi-Fu Tuan, numa perspectiva fenomenológica, partindo deobservações realizadas enquanto docente no Circulo Escolar do distrito do Pradoso. A fim de explicitar asdiferentes formas de manifestação da cultura popular ainda presentes no distrito, diante de um quadroatual de intensas modificações e processos complexos a que fragmentam a cultura, busca-se analisar asforças culturais que atuam no presente e que atuaram no passado. O artigo faz um balanço dasmanifestações culturais e práticas sociais do distrito, no sentido de valorizar as atividades culturais emprol da preservação e manutenção de suas tradições e identidade, diante do processo homogeneizador eexcludente da globalização.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
Alves, M. B. N., & Alves, C. R. (2012). Identidade Cultural e Solidariedade: uma relação para a Sobrevivência no Pradoso, Vitória da Conquista-BA. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1193
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.