Globalização das Culturas Científicas: um Ensaio sobre Complexidade e Utopia
Palavras-chave:
culturas científicas, cultura humanística, crise de linguagem, complexidadeResumo
O presente artigo suscita uma discussão acerca dos limites do conhecimento científico frente à crise delinguagem experimentada pelos mais diversos ramos do saber, produzindo um ambiente de neologismos,migrações de conceitos e compartilhamento de categorias enquanto fenômeno recente, datado das últimascinco décadas. A constatação deste fenômeno abre perspectivas teóricas e práticas de aproximação entre acultura científica e a cultura humanística, bem como entre as duas grandes tradições do saber científico –o domínio das ciências físico-naturais e o domínio das ciências humano-sociais -, favorecendo uma novafase de globalização das culturas científicas.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
Alves, C. R., & Alves, M. B. N. (2012). Globalização das Culturas Científicas: um Ensaio sobre Complexidade e Utopia. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1192
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.